top of page

Itaipu inova com veículos elétricos


A Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em parceria com o Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel (Ceiia), de Portugal, inaugurou em dezembro passado, em Foz do Iguaçu (PR), o Sistema de Compartilhamento Inteligente (SCI), para compartilhamento de veículos elétricos.

O projeto é piloto e vai atender, nesta primeira fase, apenas colaboradores de Itaipu e PTI que necessitem fazer deslocamentos dentro da margem brasileira da usina. Toda a operação do sistema será feita a partir de um aplicativo (o Mob-i) que o usuário deverá baixar no smartphone.

Inicialmente, serão empregados no projeto dez veículos elétricos modelo Twizy, da Renault, e quatro pontos de mobilidade inteligente (PMI), que são as estações para retirada e devolução dos carros.

As estações estão localizadas no Escritório Central, Edifício de Produção, Barreira de Controle e Edifício das Águas, no PTI. Na sequência, o serviço será ampliado, com a incorporação de veículos elétricos modelo Zoe, que possibilitarão o deslocamento para fora da usina – a cidade de Foz do Iguaçu e região. Uma das estações será instalada no Centro Executivo, na Vila A.

No futuro, o sistema poderá ainda beneficiar outras empresas e instituições públicas.

O app dará ao usuário acesso a um mapa com a localização dos veículos cadastrados, quais estão disponíveis para reserva e as estações de carregamentos. Também será possível checar o nível de carga da bateria dos veículos disponíveis e simular rotas.

O aplicativo ainda terá dados de eficiência, quilometragem, histórico de transações e indicadores de sustentabilidade (como a quantidade de CO2 de deixou de lançar na atmosfera ao utilizar um veículo elétrico).

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page