top of page

Painel solar para energia elétrica

Os Sistemas Fotovoltaicos utilizam um tipo de painel solar para energia elétrica com características bem específicas.

O painel solar para energia elétrica pode ser constituído por uma estrutura de células monocristalinas ou policristalinas. O aspecto de uma célula policristalina em um painel solar para energia elétrica normalmente é azulado e não uniforme, podendo assumir colorações diferentes dependendo do tratamento antireflexivo empregado.

As células de silício policristalino utilizadas em um painel solar para energia elétrica são menos eficientes (entre 13% e 15%) e seu custo de fabricação é menor do que o das células monocristalinas, o que faz deles os mais comercializados do mercado.

Existe também uma outra tecnologia de painel solar para energia elétrica que é a de “filmes finos”.

Essa tecnologia surgiu após as tecnologias cristalinas já estarem bem desenvolvidas. São fabricados através da deposição de finas camadas de materiais (silício e outros) sobre uma base que pode ser rígida ou flexível.

Para produzir um painel solar para energia elétrica com a tecnologia de filmes finos, o processo de deposição pode ocorrer por vaporização que permite que pequenas quantidades de material sejam empregadas para fabricar os painéis.

O nome “filme fino” é usado para designar diferentes tecnologias que existem atualmente, como o silício amorfo(aSi), a tecnologia de telureto de cádmio (CdTe) e a tecnologia Cobre-Ìndio-Gálio-Selênio (CIGS) – as duas últimas sendo as mais eficientes e ainda em desenvolvimento com uma presença pequena no mercado.

As células de silício empregadas na fabricação de um painel solar para energia elétrica são células rígidas que precisam ser montadas em painéis rígidos para proporcionar resistência mecânica.

Um conjunto de células forma um módulo, um conjunto de módulos formam um “array” (quando o assunto for fotovoltaico, placa, módulo ou painel fotovoltaico são formas alternativas de se referir ao painel que é usado para captar a luz solar).

Além do painel são esses os componentes que fazem parte de um projeto solar fotovoltaico:

  • Inversor Inteligente Interativo

  • Estruturas de Fixação

  • Cabos solares, Conectores e acessórios

  • String Box (Caixa de desconexão)

O sistema fotovoltaico pode ser dimensionado e instalado em fases. Pode-se começar com um sistema menor, compensando uma parte da energia consumida e posteriormente ir aumentando a potência do sistema.

Gostaria de receber um orçamento personalizado ?

Entre em contato conosco por telefone (19) 4141-8380 ou por email contato@plugsolar.com.br


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page