top of page

Sistema fotovoltaico residencial

A Terra recebe anualmente 1,5 x 1018 kWh de energia solar, correspondente a 10.000 vezes o consumo mundial de energia neste período. Para se ter uma ideia do potencial da energia solar, em apenas 12 minutos a Terra recebe energia do sol equivalente ao consumo anual mundial de energia.

O Sol é também a fonte de energia primária de todas as outras fontes de energia presentes no planeta, com exceção à energia geotérmica, energia nuclear e energia das marés. A maioria das fontes de energia existentes hoje no mundo – como hidráulica, biomassa, eólica, combustíveis fósseis e energia dos oceanos – são formas indiretas de energia solar. O Brasil possui elevados índices de radiação solar, variando de 1500kWh/m2/ano a 2200kWh/m2/ano, superiores aos encontrados na maioria dos países europeus – que variam entre 900 e 1.250kWh/m2/ano na Alemanha, entre 900 e 1.650kWh/m2/ano na França e entre 1.200 e 1.850kWh/m2/ano na Espanha, embora seja mais baixo quando comparado a regiões desérticas, como o Oriente Médio, Saara e Atacama. Basta 0,04% do território brasileiro coberto com painéis fotovoltaicos para gerar toda a eletricidade consumida no país. Viu quanta oportunidade para instalar um sistema fotovoltaico residencial ?

Como funciona um Sistema de Energia Solar Fotovoltaica ? sistema fotovoltaico residencial

De maneira simplificada, o sistema fotovoltaico residencial funciona da seguinte forma: as células fotovoltaicas que compõem os painéis geram corrente elétrica ao ser expostas ao Sol. Esta energia passa por equipamentos elétricos, que tratam essa corrente para que ela fique com as características ideais para o consumo. No caso de uma residência, o equipamento será um inversor, que transformará a corrente gerada pelos painéis (corrente contínua) para os padrões das tomadas (corrente alternada de 60Hz com 110V ou 220V).

Com um sistema fotovoltaico residencial posso me tornar INDEPENDENTE da rede elétrica e das contas de luz?

Sim, é possível. Para se tornar independente da rede elétrica, é necessário um sistema fotovoltaico residencial autônomo, em que o armazenamento da energia é feito por meio de baterias. Entretanto, o tamanho deste banco de baterias é uma limitação para fornecer o tempo de autonomia necessário ao sistema. Sistema fotovoltaico residencial autônomo é recomendados para locais onde não há rede elétrica, como fazendas, torres de telefonia e locais remotos. Nos demais locais em que a rede elétrica já está disponível, os estudos de viabilidade indicam um sistema fotovoltaico residencial conectado à rede, pois o custo de instalação e manutenção de um banco de baterias é maior.


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page