Sistema fotovoltaico
Vamos entender um pouco mais de um sistema fotovoltaico ?
Um sistema fotovoltaico utiliza a energia solar para produzir eletricidade. A energia solar é medida em Wh/m2/dia (watts-hora por metro quadrado e por dia), ou seja, a quantidade de energia (em watts hora) recebida do sol por cada metro quadrado de área dos painéis durante o período de um dia.
Quando vamos dimensionar a potência de um sistema fotovoltaico utilizamos o Mapa Solarimétrico para conhecer quanta energia o sol envia para a região onde o sistema será instalado.
Os números do mapa são médias anuais. Os meses de verão um certo local recebe mais energia solar do que nos meses de inverno.
A informação da taxa de radiação com a unidade Wh/m2/dia permite calcular com certa precisão a energia elétrica em kWh (quilowatts-hora) que um sistema fotovoltaico consegue produzir ao longo de 12 meses.
A energia produzida depende de vários fatores como o ângulo de inclinação dos módulos fotovoltaicos, o ângulo de orientação do painel com relação ao Norte Geográfico, a eficiência do painel e do inversor eletrônico empregado no sistema.
Com todas essas variáveis envolvidas, fica muito difícil determinar com precisão, a energia produzida por um sistema fotovoltaico.
A fórmula a seguir mostra como determinar a energia produzida por um painel fotovoltaico considerando que ele está instalado com a inclinação ideal e a orientação correta para o norte :
ED=Es x AP x nP x nI onde :
[if !supportLists]· [endif]ED= Energia produzida pelo sistema (kWh/dia)
[if !supportLists]· [endif]ES= Energia diária recebida do sol (kWh/m2/di)
[if !supportLists]· [endif]AP= Área do painel (m2)
[if !supportLists]· [endif]nP= Eficiência de conversão do painel (%)
[if !supportLists]· [endif]nI= Eficiência do inversor (%)
A eficiência de conversão de um painel fotovoltaico pode ser calculada da seguinte forma:
nP= (Pmax/(AP x 1.000)) onde :
[if !supportLists]· [endif]Pmax= Potência máxima de pico do painel (W)
Sistema fotovoltaico conectado à rede – Grid-Tie
[if !supportLists]· [endif]Consumidores são alimentados simultaneamente pela rede elétrica e pelo sistema fotovoltaico
[if !supportLists]· [endif]O excedente é injetado na rede para uso posterior
[if !supportLists]· [endif]Não emprega baterias
[if !supportLists]· [endif]O objetivo é a autoprodução de energia
[if !supportLists]· [endif]Usinas solares funcionam também como sistema fotovoltaico grid-tie, o que muda é a esala, mas os princípios de funcionamento são os mesmos.
A geração distribuída de energia elétrica tem como característica a geração descentralizada e geradores mais próximos dos locais de consumo.