top of page

Gerador solar de energia elétrica

Energia pura, energia verde, iniciativa sustentável, amigo do planeta... Essas são apenas algumas das formas de se referir a um gerador solar de energia elétrica.

É possível com um número relativamente pequeno de passos, adquirir um gerador solar de energia elétrica e passar a produzir a própria energia.

Um gerador solar de energia elétrica é um sistema que usa painéis solares para captar a irradiação solar e transformá-la em eletricidade. Um inversor inteligente transforma a energia produzida em CC em CA que é a forma de energia utilizada pelos nossos aparelhos elétricos.

Produzir energia através de um gerador solar de energia elétrica ficou ainda mais fácil com as mudanças na Resolução Normativa 482 da ANEEL.

No ano de 2016, mais especificamente no início de abril passou a vigorar alterações importantes na legislação que discorre sobre energia solar. Uma das principais mudanças e benefícios trazidos para quem possui um gerador solar de energia elétrica foi o regime de compensação.

A ANEEL Agencia Nacional de Energia Elétrica aprovou no final de 2015 a revisão da resolução normativa 482 de 2012 sob o número 687/2015. Essa nova RN regulamenta as iniciativas de gerador solar de energia elétrica voltados à autogeração de energia ou produção própria. A efetividade da nova resolução traz redução da burocracia e a inclusão de novas formas de compensação que possibilita que pessoas e empresas se organizem para produzir a própria energia elétrica.

As novas regras vão permitir que mais pessoas produzam energia à partir de um gerador solar de energia elétrica. As previsões são as mais otimistas possíveis, apontando para o expressivo número de 1,2 milhões de unidades de gerador solar de energia elétrica nos próximos 15 anos.

Uma mudança importante na RN facilitou o autoconsumo remoto. O que é isso ?

Muitos consumidores residentes em grandes cidades não possuem “telhado” suficiente (os que moram em apartamentos por exemplo) para instalar um sistema fotovoltaico.

Na modalidade “autoconsumo remoto” esse cliente pode instalar o gerador solar num terreno ou edificação de sua propriedade e “compensar” os créditos em kWh em outro endereço.

Para que isso seja possível, é necessário observar algumas regras : as contas de energia tem de estar no nome do mesmo consumidor (pessoa física ou jurídica) e ambos devem ser servidos pela mesma concessionária ou distribuidora.


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page