top of page

Gerador de energia elétrica solar

Gerador de energia elétrica solar ou gerador solar fotovoltaico. Utiliza a luz do sol para produzir eletricidade.

Gerador de energia elétrica solar são equipamentos compostos por painéis solares instalados em telhados ou no solo e inversores que transformam a eletricidade produzida em corrente contínua em corrente alternada.

Cada vez mais populares nos telhados do nosso Brasil, o gerador de energia elétrica solar mais comum é o “conectado à rede” ou “On Grid”.

Um gerador de energia elétrica solar é formado por alguns componentes básicos :

  • Painel Solar

  • Inversor

  • Cabo Solar

  • Conectores

  • Estruturas de Fixação

  • Protetor de Surto (String Box)

O que eu preciso saber para adquirir um gerador de energia elétrica solar ?

Para o correto dimensionamento de um gerador de energia elétrica solar, tomamos as informações contidas na conta de luz para efetuarmos as considerações. A área disponível de telhado pode ser um limitador.

Um gerador de energia elétrica solar com 16 painéis por exemplo, precisam de 32m2 de telhado para gerar o equivalente a 500kWh/m (base irradiação solar na cidade de Campinas). A orientação do telhado também influencia a produção final do gerador de energia elétrica solar.

Recentemente fizemos uma visita técnica à casa de um cliente – Ele, Engenheiro Civil, havia construído a casa com toda preparação elétrica para uso de energia solar. Já possuía aquecedor solar para banho e piscina. Mas a face norte de seu telhado estava 100% ocupado com os coletores para aquecimento.

Resultado : sobrou a face SUL para instalação dos painéis fotovoltaicos. Por questões de aproveitamento máximo da eficiência do sistema fotovoltaico, a condição ideal para instalação dos painéis é o mais ao Norte possível. Não que seja inviável a instalação na face SUL, mas a orientação dos painéis nessa face do telhado irá produzir uma perda na geração de energia de quase 30%.

O interessante é que, mesmo nessas circunstâncias, o cliente deseja ter seu sistema fotovoltaico para PRODUZIR A PRÓPRIA ENERGIA.

A experiência mostra que os clientes que mais cedo adotam um Sistema Fotovoltaico, não são aqueles com maiores posses, mas aqueles que gostam de tecnologia e do que ela representa – Liberdade para decidir.

Aqui o ditado vira do avesso... não basta poder, tem que querer !


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page