top of page

Sistema solar fotovoltaico residencial

Dimensionamento de um sistema solar fotovoltaico residencial conectado à rede :

O primeiro passo no dimensionamento de um sistema solar fotovoltaico residencial é determinar quanta energia deseja-se produzir. Esta é uma escolha do usuário e deve considerar o consumo histórico mas principalmente o consumo futuro.

Em algumas situações o consumo histórico não irá representar a realidade de consumo ideal esperada pelo consumidor.

Por exemplo, consideremos um cliente com consumo médio mensal de 500kWh/m.

ACRÉSCIMO DA CARGA ATUAL - uma vez que pretende instalar um sistema solar fotovoltaico residencial, o cliente deseja aumentar a carga de equipamentos com a inclusão de 3 aparelhos de ar condicionado. Nesse caso a potência do sistema ideal varia de 4,16kWp para 5,2 kWp (25% de acréscimo - situação hipotética considerando a cidade de Campinas).

REDUÇÃO DA CARGA ATUAL - o mesmo cliente planeja substituir os aparelhos de ar condicionado por modelos com a tecnologia “Smart Inverter” que são 30% mais econômicos que os convencionais, substituir toda iluminação por lâmpadas LED e desativar a bomba de calor da piscina. O impacto no sistema solar fotovoltaico residencial nesse caso pode ser de até 35% no consumo médio mensal em kWh/m.

O que aprendemos dessa situação é que, no dimensionamento de um sistema solar fotovotlaico residencial, cada caso é um caso particular e nós que estamos lidando com os desafios e oportunidades na área de eficiência energética, precisamos multiplicar as melhores práticas não só em nossa empresa, mas com clientes, fornecedores e a sociedade em geral.

É importante certificar-se de uma boa consultoria antes de decidir instalar um sistema solar fotovoltaico residencial. Um fornecedor idôneo fará os questionamentos necessários afim de identificar potenciais reduções no consumo de energia elétrica e assim definir com mais transparência a potência ideal do sistema solar fotovoltaico residencial – nem subdimensionando, nem superestimando o sistema.

Na Plug Solar Energia procuramos engajar nossos clientes a buscar primeiro a redução no nível de consumo de energia para só então, buscar a geração própria.

Acreditamos que todos podem contribuir para um consumo consciente de energia, independente se produzimos ou compramos energia da concessionária.

Conte conosco para ajudá-lo a tomar a melhor decisão quando o assunto for redução do consumo de energia e geração própria, afinal é para isso que existimos.


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page