Energia Solar Fotovoltaica | plugsolar

O Sistema de Geração de Energia Solar Fotovoltaica permite que qualquer pessoa produza energia elétrica em sua casa, comércio ou indústria, instalando painéis solares  no telhado ou quintal.

Além de trazer uma GRANDE ECONOMIA, é uma fonte de energia limpa e renovável.

Energia Solar Fotovoltaica - Fonte inesgotável

Diariamente toneladas de energia chegam ao nosso planeta de forma gratuita e limpa.

 

Os raios solares, além de trazerem a luz e o calor essencial para a vida na Terra, podem ser aproveitados para a geração de eletricidade. Como isto é possível? Através de uma tecnologia chamada fotovoltaica, ou seja, luz transformada em eletricidade.

 

O termo ‘Fotovoltaica’ é o casamento de duas palavras:

 

  • Foto = que tem sua raiz na língua grega e significa “luz” e

  • Voltaica = que vem de ‘volt’ que é a unidade para medir o potencial elétrico.

 

Para fazer isto, são utilizadas células solares formadas por duas camadas de materiais semi-condutores, uma positiva e outra negativa. Ao atingir a célula, os fótons da luz excitam os elétrons, gerando eletricidade. Quanto maior a intensidade do sol, maior o fluxo de eletricidade.

 

O material mais comumente utilizado é o silício. Por ser o segundo elemento mais abundante da face da terra, não há limites com relação à matéria-prima para produção de células solares.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A eletricidade gerada pelas células está em corrente contínua, que pode ser imediatamente usada ou armazenada em baterias.

 

Em sistemas conectados a rede, a energia gerada precisa passar por um equipamento chamado inversor, que irá converter a corrente continua em alternada com as características (freqüência, conteúdo de harmônicos, forma da onda, etc) necessárias para atender as condições impostas pela rede elétrica pública. Assim, a energia que não for consumida pode também ser lançada na rede.

 

Não confunda, energia solar térmica com energia solar fotovoltaica!

 

Na solar térmica, a energia do sol é transformada em calor e é utilizada para o aquecimento de água em residências, hotéis, clubes, etc.Neste caso, são usados COLETORES solares. Saiba mais aqui...

 

Na solar fotovoltaica, a energia é diretamente convertida em eletricidade e, neste caso, são usados MÓDULOS solares.

 

TIPOS DE SISTEMAS :

 

1)      Conectados à rede – Este é o tipo mais popular de instalações PV, normalmente sobre o telhado

de casas e escritórios, e no qual é necessário a presença de um inversor, para transformar a energia em corrente contínua para corrente alternada. A energia gerada pelos painéis é entregue a rede elétrica convencional.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2)      Isolados – Instalado em áreas de difícil acesso a rede elétrica, normalmente zonas rurais, neste caso a energia fotovoltaica é a única fonte de eletricidade e é necessário algum armazenamento, como baterias.  Tais sistemas podem ser de geração apenas para uma residência ou pode ser instalado em

mini-redes para atender uma pequena comunidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3)      Híbridos – a geração fotovoltaica funciona em conjunto com outros, como geradores eólicos ou diesel. Considerados mais complexos, tais sistemas exigem um controle capaz de integrar as diferentes formas de geração de energia. Estes sistemas podem estar conectados a rede, isolados ou ter o apoio da rede.

 

4)      Usinas solares – Estes sistemas, também conectados à rede, produzem uma grande quantidade

de eletricidade em um único ponto. O tamanho da usina varia de centenas de quilowatts a megawatts. Algumas destas instalações estão sobre grandes edifícios industriais ou no solo próximo a indústrias que exigem um consumo intenso de energia.

 

5)      Aplicado em bens de consumo – as células fotovoltaicas podem ainda ser aplicada em diversos equipamentos elétricos, como relógios, calculadoras, brinquedos, carregadores de bateria ou telhados solares para carregar carros elétricos.  Outras aplicações incluem sistemas de irrigação, sinalização em rodovias, postes públicos ou telefones públicos.

 

SISTEMAS CONECTADOS À REDE

(GRID-TIE)

 

1) Placas Solares

 

2) Inversos

 

3) Quadro de Distribuição

 

4) Consumo

 

5) Ligação à rede através de medidor bidirecional