top of page

Iluminação pública com LED


A Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO) já publicou diversas matérias apresentando os resultados que um processo de modernização na iluminação pública traria nas contas de energia.

O potencial de redução no consumo de energia com iluminação pública é enorme. No Brasil, a iluminação pública consome cerca 20 mil GWh/ano. Considerando que um Retrofit simples com substituição de lâmpadas Vapor Metálico ou Vapor de Sódio por LED´s poderia gerar até 72% de economia no consumo (sem considerar a economia com manutenção e substituições), a substituição deveria ser prioridade dos órgãos públicos, certo? Certo ! Mas a realidade não é bem assim...

Falta uma política nacional dedicada a inibir instalações novas com luz antiga e incentivos, como financiamentos, que motivem a modernização.

Reduzir o consumo de energia é fundamental não só no aspecto econômico, mas num processo educativo de preocupação ambiental, promovendo o “consumo consciente” nas esferas públicas e privadas.

Para se ter uma idéia do que representam os 14,4GWh/ano economizados se a iluminação pública utilizasse lâmpadas LED´s, seria possível suprir a demanda anual de energia elétrica dos estados do Amazonas, Rondônia, Acre, Roraima e Amapá, praticamente toda a região norte do Brasil.

A introdução do LED na iluminação pública traz, além da economia de energia, a possibilidade de integrar soluções inteligentes de uma “Smart City”, iluminação, câmeras de segurança, monitoramento remoto, semáforos e orientação visual convergeriam para garantir segurança e eficiência.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page