Sistema fotovoltaico residencial preço
Produzir a própria energia elétrica com a luz do sol ficou ainda mais fácil!
Passou a vigorar à partir de 01 de março deste ano, as novas regras para a produção de energia solar residencial. Baseadas no novo texto da Resolução Normativa 687 que alterou o texto da 482 foi facilitado o acesso para consumidores residenciais e empresas produzirem energia solar (sistema fotovoltaico residencial preço).
A ANEEL Agencia Nacional de Energia Elétrica aprovou no final de 2015 a revisão da resolução normativa 482 de 2012 que regulamenta os sistemas de energia solar para a autoprodução de energia - sistema fotovoltaico residencial preço. Importantes melhorias foram introduzidas e os prazos de atendimento e análise por parte das concessionárias foram encurtados, reduzindo a burocracia e criando oportunidades para pessoas e empresas se juntarem em cooperativas ou consórcios para produzir a sua própria energia elétrica – sistema fotovoltaico residencial preço.
Sistema de Compensação para sistema fotovoltaico residencial preço - o que é e como funciona?
A compensação de créditos de energia foi a forma como o mercado de energia solar foi regulamentado no Brasil. Quando você produz mais energia do que consume em um determinado mês, essa energia que foi para a rede, acumula-se na forma de “crédito de energia” em kWh. Esse crédito de energia pode ser usado para abater consumos excedentes à geração em meses futuros. O prazo para utilização desses créditos foi ampliado para 05 anos - aplica-se a sistema fotovoltaico residencial preço.
Alterações nos processos de solicitação de acesso (burocracia):
Antes dos ajustes na resolução 482, as concessionárias demoravam até 90 dias para permitir a conexão do seu sistema fotovoltaico residencial preço na rede. Com as novas regras este prazo caiu para 34 dias e ficou mais simples.
Sistemas de compensação :
Quem possui um sistema fotovoltaico residencial preço pode compensar os créditos de energia excedente em outros locais desde que a conta de luz esteja sob o mesmo CPF.
Agora com as novas regras , é possível transferir estes créditos excedentes para outros CPFs ou CNPJs desde que firmado em contrato. Essa modalidade de compensação remota só pode ser realizada com a constituição de uma entidade jurídica na modalidade de cooperativa ou consórcio de pessoas ou empresas. Iniciativas como essa fomentarão a minigeração de usinas com capacidade até 5mWp. Obs: Para fazer isso é necessário que todos envolvidos no consórcio/cooperativa estejam dentro da mesma área de cobertura da distribuidora de energia.