Sistema fotovoltaico

Sistema fotovoltaico

July 19, 2016

Vamos entender um pouco mais de um sistema fotovoltaico ?

 

Um sistema fotovoltaico utiliza a energia solar para produzir eletricidade. A energia solar é medida em Wh/m2/dia (watts-hora por metro quadrado e por dia), ou seja, a quantidade de energia (em watts hora) recebida do sol por cada metro quadrado de área dos painéis durante o período de um dia.

 

 

Quando vamos dimensionar a potência de um sistema fotovoltaico utilizamos o Mapa Solarimétrico para conhecer quanta energia o sol envia para a região onde o sistema será instalado.

 

Os números do mapa são médias anuais. Os meses de verão um certo local recebe mais energia solar do que nos meses de inverno.

A informação da taxa de radiação com a unidade Wh/m2/dia permite calcular com certa precisão a energia elétrica em kWh (quilowatts-hora) que um sistema fotovoltaico consegue produzir ao longo de 12 meses.

 

A energia produzida depende de vários fatores como o ângulo de inclinação dos módulos fotovoltaicos, o ângulo de orientação do painel com relação ao Norte Geográfico, a eficiência do painel e do inversor eletrônico empregado no sistema.

 

Com todas essas variáveis envolvidas, fica muito difícil determinar com precisão, a energia produzida por um sistema fotovoltaico.

 

A fórmula a seguir mostra como determinar a energia produzida por um painel fotovoltaico considerando que ele está instalado com a inclinação ideal e a orientação correta para o norte :

 

ED=Es x AP x nP x nI onde :

 

·         ED= Energia produzida pelo sistema (kWh/dia)

·         ES= Energia diária recebida do sol (kWh/m2/di)

·         AP= Área do painel (m2)

·         nP= Eficiência de conversão do painel (%)

·         nI= Eficiência do inversor (%)

 

A eficiência de conversão de um painel fotovoltaico pode ser calculada da seguinte forma:

 

nP= (Pmax/(AP x 1.000)) onde :

·         Pmax= Potência máxima de pico do painel (W)

 

Sistema fotovoltaico conectado à rede – Grid-Tie

 

·         Consumidores são alimentados simultaneamente pela rede elétrica e pelo sistema fotovoltaico

·         O excedente é injetado na rede para uso posterior

·         Não emprega baterias

·         O objetivo é a autoprodução de energia

·         Usinas solares funcionam também como sistema fotovoltaico grid-tie, o que muda é a esala, mas os princípios de funcionamento são os mesmos.

 

A geração distribuída de energia elétrica tem como característica a geração descentralizada e geradores mais próximos dos locais de consumo.

Please reload

Featured Posts

10 atitudes fazem a diferença nas empresas

October 5, 2015

1/3
Please reload

Recent Posts