Resolução 482 ANEEL - Perguntas e Respostas


ANEEL

Este permite que sistemas fotovoltaicos – e outras formas de geração de energia a partir de fontes renováveis com até 1MW de potência instalados em residências e empresas – se conectem a rede elétrica de forma simplificada, atendendo o consumo local e injetando o excedente na rede, gerando créditos de energia. Desta forma, é possível praticamente zerar a conta de luz com o uso da energia solar, pagando apenas o custo de disponibilidade da rede.

Quando um sistema fotovoltaico estiver gerando eletricidade, esta será consumida no local. Caso a geração seja maior que o consumo, o excedente é injetado na rede elétrica, gerando créditos de energia. Quando a geração for menor do que o consumo, será utilizada a energia da própria rede elétrica. Os créditos de energia possuem o mesmo valor da eletricidade da rede e podem ser utilizados para abater o consumo, diminuindo assim o valor da conta de energia.

Ao final do mês, é realizado o balanço de quanto foi injetado e quanto foi consumido. Caso em um mês a geração tenha sido maior que o consumo, os créditos de energia podem ser utilizados nos meses seguintes com validade de 36 meses. Esses créditos também podem ser utilizados para compensar o consumo de outras unidades previamente cadastradas para este fim e atendidas pela mesma distribuidora – cujo titular tenha o mesmo CPF ou CNPJ da unidade com sistema fotovoltaico. Ainda de acordo com a Resolução 482, o consumidor deverá pagar à distribuidora de energia o custo de disponibilidade da rede, como pode ser visto abaixo:


Tarifa mínima

Baixe a lista de perguntas e respostas AQUI

Veja também :

Você sabe o que é sêlo solar ?

Vai rolar apagão ?

Sobre a Plug Solar :

A Plug Solar Energia desenvolve projetos de Sistemas que utilizam a Energia Solar para geração de eletricidade fotovoltaica e Aquecimento (banho, piscina, uso industrial, hospitalar, etc)

Para consulta sem compromisso envie um email para : euquero@plugsolar.com.br

#ANEEL #Resolução482 #energiafotovoltaica #Sistemadecompensaçãodeenergia #créditosdeenergia

Featured Posts
Recent Posts